Secretaria de Comunicação Social - BAHIA

topo-area-1085.jpg

A- A+
22 março 2013

Nordeste lidera expansão de vendas de água mineral

Volume consumido saltou de 4,7 bilhões de litros em 2002 para mais de 10 bilhões de litros no ano passado

A adoção de hábitos saudáveis é a principal explicação da indústria para o crescimento anual das vendas de água mineral. O volume consumido pelos brasileiros saltou de 4,7 bilhões de litros em 2002 para mais de 10 bilhões de litros no ano passado.

A expansão deve se manter nos próximos anos e, em menos de uma década, o consumo per capita deverá subir de 45 litros para 132 litros, o mesmo da França, estima a Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam).

"Nada segura mais o consumo de produtos naturais, entre os quais a água mineral", diz Carlos Alberto Lancia, presidente da Abinam. A recuperação do poder aquisitivo entre os consumidores das classes C e D, além do aumento no fluxo de turismo interno e da facilidade de adquirir o produto em pontos de venda diversificados, segundo ele, também contribuem para o aumento das vendas.

Os números relativos a 2012 deverão ser divulgados pela Abinam em abril. Lancia estima que no ano passado o consumo deve ter ficado 15% acima dos 9 bilhões de litros consumidos em 2011.

A maior parte das vendas é de garrafões retornáveis de 20 litros, equivalentes a 54% do total vendido por embalagens. O consumo de garrafas descartáveis corresponde a 43% do mercado e os garrafões retornáveis de 10 litros, a 3%.

Pesquisa sobre o mercado de água mineral da Nielsen também indica crescimento do consumo. Entre janeiro e junho de 2012, foram consumidos 1,7 bilhão de litros nas áreas geográficas pesquisadas pela empresa, 8% mais do que no primeiro semestre de 2011.

O faturamento nessas áreas, que incluem todas as regiões brasileiras, cresceu 13,6% no período, alcançando R$ 1,4 bilhão. O aumento do consumo em Estados nordestinos, como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco foi o que mais puxou as vendas.

Nessa região, o volume consumido cresceu 18,6%, atingindo 875, 2 milhões de litros. O segundo maior aumento foi nos Estados do Mato Grosso do Sul, Goiás e Brasília, de 11,7%, alcançando 158,6 milhões de litros.

"A pesquisa mostra uma tendência de aumento de vendas no Nordeste, nas lojas de pequeno porte do varejo e de embalagens de 20 litros", afirma o analista de mercado da Nielsen Bernardo Canella.

Fonte: Valor Econômico